Machine Learning & Inteligencia Artificial

porPaulo Henrique Corrêa Cardoso

Machine Learning & Inteligencia Artificial

Com certeza você se lembra de alguns filmes icônicos, como a franquia de Exterminador do Futuro, A.I. – Inteligencia Artificial e Eu Robô. Esses filmes vislumbravam alguns conceitos que temos escutado muito ultimamente que são o Machine Learning e a Inteligencia Artificial.

Bom, hoje vemos que isso não é apenas ficção cientifica e já estamos vivendo uma parte destes conceitos em ferramentas de trabalho e até mesmos em nossos aparelhos de celulares com interfaces inteligentes como a Amazon Alexa, o Apple Siri e o Google Assistente.

Mas você sabe realmente o que são esses conceitos?

Machine Learning.

Machine Learning, é em sua tradução literal “Aprendizagem de Máquina”, então é qualquer ação que uma uma máquina consiga aprender a executar, através de sua programação básica. Esse conceito, por muitas vezes acaba sendo diretamente associado a inteligencia artificial, mas temos uma diferença ente eles.

A ideia base de Machine Learning é que um sistema computacional consiga mudar suas operações, levando em conta dados obtidos em outras execuções.

Um exemplo disso, são as informações das assistentes virtuais das empresas como Amazon, Apple e Google, que com base nas informações dos usuários, consegue sugerir produtos, executar tarefas e gravar informações pessoais.

Carros autônomos, tem sido criados por empresas como Google e Tesla e ambas utilizam o conceito de Machine Learning para a aprendizagem destas tarefas.

Outro exemplo interessante, são os sistemas de tradução simultâneas e de pesquisa , que conseguem levar em conta, gírias e jargões regionais para realizar suas ações.

Tudo isso é possível graças ao conceito de Machine Learning.

Inteligencia Artificial.

A ideia de inteligencia artificial é a de imitação da inteligencia humana, onde uma de suas capacidades é a aprendizagem, que seria então o Machine Learning, porém esse é apenas um de seus recursos.

A inteligencia artificial tem como objetivo a simulação da inteligência humana, assim como o raciocínio e o poder de decisão.

Mas acredito que ainda que a ciência consiga atingir os objetivos da inteligência artificial, teremos algumas características da inteligência humana que serão muito difícil de ser reproduzidas, como por exemplo os sentimentos, emoções e empatia.

Os benefícios da inteligência computacional.

Ambas as tecnologias, nos ajudarão em diversas tarefas, e já começamos as ver seus benefícios.

Ações e funções complexas poderão ser resolvidas de forma mais ágeis, e criaram novas oportunidades.

Porém nesse futuro não tão distante, fica cada vez mais óbvio que as pessoas precisaram conhecer sobre tecnologia para exercer suas atividades.

Com esse pensamento, muitas pessoas acreditam que a tecnologia tem substituído e vai substituir muito mais o lugar das pessoas no mercado de trabalho.

Essa é uma perspectiva preocupante, porém abre um novo leque de evolução para os profissionais, onde todos poderão expandir seus conhecimentos e melhorar suas habilidades, sempre adicionando a tecnologia aos estudos.

Temos que levar essa evolução das máquinas como parte da evolução de nossa sociedade, e entender teremos muitos ganhos com isso.

Setores como o de saúde, indústria, ensino, segurança pública, economia e mobilidade urbana mudarão muito nós próximos anos.

Cuidados que precisamos ter.

Uma grande preocupação que precisamos ter é com a privacidade.

Esse ponto não é relativo somente a Inteligência Artificial e a Machine Learning, porém podem ter seu efeitos amplificados com essas tecnologias.

Sabemos que muitas empresas usam essas tecnologias para captar grande quantidade de informações pessoais para melhorar o setor de marketing, porém muitas delas acabam pegando informações de mais, e isso pode acabar incomodando e ferindo nossa privacidade.

Desta forma, temos que tomar muito cuidado com as informações e deixamos disponíveis na internet e em aplicações que utilizamos.

 

Bom com tudo isso, podemos ter certeza que o futuro já chegou, e ainda não tivemos a visita do exterminador do futuro, mas a inteligência artificial já está entre nós.

 

Até a próxima!!!

Sobre o Autor

Paulo Henrique Corrêa Cardoso administrator

Analista de sistemas, formado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista . Com mais de 12 anos de experiência em SQL e diversas linguagens de programação. Administrador e desenvolvedor de ERP TOTVS Protheus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: